'Masticationpedia' vem de uma longa história. Que começa em meados da década de oitenta do século XX, quando, com o crescimento da sua experiência profissional, o nosso fundador Gianni Frisardi começou a colocar-se questões espinhosas sobre algumas áreas do conhecimento médico dentário, para as quais ele recebeu respostas insuficientes da prática então em uso.
Sendo comum na ciência nestes casos, ele passou a dedicar um tempo cada vez mais amplo ao estudo e à pesquisa, logo passando a adquirir desse compromisso elementos cada vez mais claros e objetivos que confirmavam a bondade de sua intuição. A ciência não tem pressa e as respostas científicas não facilitam sua descoberta pelos pesquisadores; portanto, o estudo levou um tempo considerável, cerca de 35 anos , para trazer à tona evidências de qual espessura era adequada para discussão científica.
São 35 anos de estudo de procedimentos, tecnologias e metodologias neurofisiológicas aplicadas às disciplinas de prótese, ortodôntica e reabilitação maxilofacial. E hoje finalmente é possível compartilhar tudo isso.
Se no início do estudo o próprio computador era um objeto muito raro, hoje abundamos em tecnologias de comunicação, portanto a escolha de focar na Rede para a atividade de projeto não precisa de explicação. Hoje, com a Rede, não só é possível ampliar os contatos entre acadêmicos interessados nos mesmos assuntos onde quer que residam, mas os campos de discussão possíveis se tornam vastos porque, uma vez superado o problema linguístico (e a tecnologia também ajuda nisso. ), é mais fácil e imediato comparar e trocar os respectivos conhecimentos.
A Masticationpedia nasceu, portanto, diretamente na Internet. Ele foi projetado para estrear diretamente online e para se comunicar principalmente online. Sem esquecer, é claro, que a finalidade da Masticationpedia, assim como os Profissionais a quem se dirige, e mesmo perante os Pacientes a quem se destina, são tudo menos virtuais: pertencem a uma fisicalidade feita de dor e pensamento, com problemas e respostas clínicas que não poderiam ser menos virtuais.
- A fim de garantir que os objetivos fossem assegurados por uma figura adequada, estabelecemos simultaneamente a The Charity, que tem sede em Londres (Reino Unido), tanto para a presença profissional constante na Inglaterra de muitos de nossos membros, e acima tudo por razões de centralidade insuperável entre as diretrizes atuais para pesquisa médica profissional.
Desde o esboço dos primeiros rascunhos, até a redação das primeiras páginas destinadas à Internet, vários anos se passaram, nos quais os conteúdos elaborados foram desenvolvidos e, quando apropriado, corrigidos e ampliados. Esse dinamismo na definição de metas e passagens significativas também sugeriu esse movimento.
Tecnicamente escolhemos, portanto, junto com nossos amigos Michele Fellae Gianfranco BS, profissionais insubstituíveis de apoio logístico e tecnológico, para desenvolver e implementar Masticationpedia no plataforma MediaWiki; outras razões também nos confortaram em nossa escolha, não menos das quais a natureza democrática do pensamento editorial. No entanto, aplicamos alguns princípios específicos, às vezes diferentes daqueles de other collaborative projects, including Wikipedia.
Neste projeto, que fala em medicina, é obviamente necessário filtrar e selecionar as contribuições dos usuários que irão modificá-lo ou implementá-lo e, infelizmente, pela própria natureza da Masticationpedia, não é possível de outra forma. Portanto este site pode ser lido por todos, mas para ajudar a aprofundar o conteúdo de um tópico, e em geral para modificar / implementar páginas e / ou capítulos, será necessário seguir um caminho (realmente simples) que requer alguns passos, primeiro de todos para criar uma conta e fornecer suas próprias referências.
Por fim, um esclarecimento essencial para melhor compreender a filosofia científica e editorial da plataforma: Masticationpedia é um site de convergência de tópicos especializados cruciais para o desempenho da reabilitação clínica, pois na verdade o público leitor será em grande parte dos dentistas, mas ao mesmo tempo também. ser uma fonte de informação cultural para não profissionais.
O conhecimento, aliás, nunca é só para profissionais, e sabemos disso muito bem. Infelizmente, em um projeto de pesquisa o léxico é involuntariamente seletivo, os tópicos já exigem noções básicas que não podemos fornecer aqui, portanto, lamentamos se não pode ser totalmente apreciado por todos os leitores; na presença de colaboradores voluntários que o possam permitir, no entanto, é nosso compromisso trabalhar também no sentido de fornecer uma informação mais fácil também a um público mais vasto, que não os especialistas deste sector muito particular.
Com estas premissas nasceu o projeto, enquanto pelos desenvolvimentos e seguimento que terá, cabe agora a quem contribuir para o mesmo. E contribuir, realmente, não é tão difícil
particularly focusing on the field of the neurophysiology of the masticatory system